Arquétipos I

7.1 - O VERBO JULGAR

O objetivo do JUIZ é chegar à decisão: réu inocente ou culpado. À sua frente duas possibilidades e ele não pode optar por nenhuma. É a imparcialidade, a opção por ambas. O papel do JULGADOR IDEAL é manter a DÚVIDA, pois no último segundo do julgamento pode surgir um depoimento inesperado e alterar a direção do veredicto. Este pensamento está na raiz do verbo JULGAR. Vamos representá-lo por uma linha 'partida', segmentada nas duas alternativas:

A imparcilidade - Astrologia Sensorial

Certamente que um JUIZ sente, tanto que é comum ele intuir "algo no ar me diz que o réu é culpado", só que não pode optar, o SENTIMENTO tem que ser abafado – guardado – a INCERTEZA perdurar, do contrário a qualidade do veredicto é prejudicada. Disso se conclui: o JUIZ controla o SENTIMENTO com a força do seu PENSAR!

O SENTIMENTO GUARDADO

7.2 - O VERBO CONDUZIR

O objetivo do COMANDANTE é chegar à vitória. Diante dele a única decisão possível no contexto de uma batalha: VENCER. Vamos representá-la pela linha 'inteira':

A Parcialidade - Astrologia Sensorial

Evidente que o COMANDANTE IDEAL pensa. Vamos imaginá-lo na condição extrema: a sua tropa reduzida a 50 soldados, enquanto os inimigos são 500! É inevitável que numa tal situação o COMTE elabore o raciocínio "numericamemnte estamos perdidos!", mas não pode se entregar a ele. Você confiaria a guarda da sua cidade a um general que admitisse a possibilidade da derrota? É por isso que o COMANDANTE aprisiona o PENSAMENTO – o guarda – e em troca libera o famoso grito "VENCEREMOS", o que pela lógica da CONDUÇÃO IDEAL significa '50 são mais do que 500'. É a força do SENTIMENTO dominando o PENSAR!

O PENSAMENTO GUARDADO

7.3 - OS ARQUÉTIPOS E OS ANIMAIS DO CALENDÁRIO

Dos tópicos anteriores surge um fato interessante: a essência do perfil comunicacional do JUIZ IDEAL (o se comunicar com o sentimento guardado e o pensamento exposto), corresponde a essência dos perfis comunicacionais dos animais JULGADORES ... e a do COMANDANTE (o se comunicar com o sentimento exposto e o pensamento guardado), com a dos animais CONDUTORES!

Partindo / Unindo - Astrologia Sensorial

Para quem convive com animais domésticos, é perceptível a equivalência de conduta no enfoque acima entre felinos e equinos, ... e entre caninos e bovinos: os primeiros agem 'pensando', os segundos 'sentindo'.

Animais - Astrologia Sensorial

Esta diferença comportamental verificável no mundo animal também ocorre no humano ...

7.4 - PASSOU DA HORA

Retorne ao seu último casamento ...

Você e o Otávio tiveram um ligeiro bate-boca trás-anteontem. Como CANINA (CONDUTORA), dava o assunto por encerrado, quando após três dias o seu alpinista - um FELINO (JULGADOR) - vem de mansinho: "meu bem, estive pensando sobre o que aconteceu entre nós. Precisamos conversar ..."

Pronto! Se conversar do jeito felino já não é do seu agrado, imagine decorridos uns dias. Sua provável reação: "Pelo amor de Deus, Otávio, o assunto está morto. Até nos beijamos hoje !". Amiga - internauta, entenda o companheiro. Para o indivíduo de sensorialidade FELINA conversar sobre um entrevero logo após ocorrido é misturar sentimento ao pensamento. Os ânimos estão exautados e não é o momento adequado para análises. Por isso, as pessoas de mente JULGADORA, como a do Otávio (dos signos do GALO, CABRA, CAVALO, GATO, TIGRE e PORCO), preferem tocar no assunto passado um tempo.

A sua comunicação, por outro lado, como parente sensorial dos CACHORROS, é irrigada a SENTIMENTO e anseia em colocar os pingos nos is ali mesmo! Discorrer sobre um fato, após dias da sua ocorrência, é livrá-lo da emoção, deixá-lo a sós com o pensamento, o que contraria a sensorialidade 'CANINA'.

Conversar - Astrologia Sensorial

7.5 - AS DUAS CAIXINHAS!

O exposto não significa que os animais e homens da família do GATO (os JULGADORES) carecem de sentimento e os da família do CACHORRO (os CONDUTORES), de pensamento. Apenas que essas dimensões, no ato da comunicação, tendem nos respectivos indivíduos, a serem guardadas numa caixinha: o sentimento porque atrapalha o VO e o pensamento, o SVO ...

Caixinhas - Astrologia Sensorial

7.6 - RETORNANDO AOS VERBOS

Se no núcleo do PENSAR estão os verbos PARTIR, NÃO - DECIDIR, DUVIDAR, ... no do SENTIR, o UNIR, o DECIDIR, o ACREDITAR!

Decisão - Astrologia Sensorial

Advogados - Astrologia SensorialPara o senso comum, JULGAR é DECIDIR. Errado ! Julgar não é decidir, é fazer os outros decidirem ! Como pode o JUIZ decidir sobre um acontecimento que ele não presenciou? Quem decide são as provas, os fatos, a palavra das testemunhas, dos advogados.

O'não se posicionar para decidir' tranquliza o JUIZ, possibilitando a ele agir com calma, a ver e ouvir os elementos do ambiente sem pressa, em detalhes, um de cada vez, ... a falar de maneira discreta ... e o essencial: a não colocar emoção - os sentimentos - no corpo. O pensamento que é acionado!

Para o COMANDANTE IDEAL, ao contrário, o pensar não tem mais sentido. Desde que ele "já decidiu" pela vitória, vai pensar o quê ?! Observe-o motivando a tropa: é pura emoção! Esbraveja, vai de um canto ao outro do cenário enquanto fala ... Aos poucos a sua figura cresce. O discurso é simples e martelado, ... vibrante. Não para pensar, o sentir que é acionado!

Gato - Astrologia SensorialCaso o seu intelecto ainda não aceite que JULGAR - do ponto de vista sensorial - NÃO É DECIDIR, a simples referência à tocaia citada abaixo e a vivência que segue, poderão fazê-la compreender essa afirmativa ...

7.7 - A CAÇA FELINA E A AÇÃO JULGADORA ...

Ocorre um fato interessante na TOCAIA: quem decide o momento do salto é o rato e não o gato!

Pois é assim que os corpos e mentes JULGADORES gostam de agir. Aguardando a decisão brotar espontaneamente do ambiente, em outras palavras, aguardando que os outros ajam.

7.8 - REUNIÃO DE PARTILHA

Amiga internauta, ... a sua mãe é idosa e numa atitude de desapego material resolveu dividir as jóias entre as filhas,cunhadas e sobrinhas.

Para as pessoas da família do GATO - imagine-se agora na pele de uma -, nada é mais excitante do que uma reunião sobre herança. É a oportunidade perfeita para exercerem a tarefa que mais gostam: colher informação dos outros, ainda mais parentes. Quem será a preferida? Qual o critério que mamãe adotará? E fulana, me parece tão presa às coisas deste mundo ! É a hora da verdade. E numa ocasião dessas a FELINA autêntica se posiciona discreta – de corpo e mente – para não atrapalhar a livre movimentação dos outros. Só assim conseguirá saber a real intenção de cada envolvida. Caso sua mãe ou uma das demais herdeiras insistam em dizer algo com que não concorde, daí sim, você dará a sua opinião, ... mas com a vantagem de conhecer a delas! Enquanto isso, apoiado por essa atitude mental, o seu corpo tende a se posicionar como o de um JULGADOR – ou de um GATO – no tribunal: parado, em silêncio e imóvel, ... enquanto o dos outros em movimento. É a equação de um JULGAMENTO.

Equação - Astrologia Sensorial

Caso seja mesmo uma FELINA, confira, esta é a sua equação no ato da comunicação com o outro.

Repare, em oposição, nas suas primas ...

7.9 - MINHAS PRIMAS 'CANINAS'

A reunião de partilha não é em campo aberto, mas as suas primas caninas não conseguem se manter discretas. Observe a mais nova. Está de olho na jóia que sua mãe lhe emprestou quando fez 15 anos. A peça vale pouco, na certa ia passar despercebida pelas outras herdeiras, mas o modo como a voz da prima exterioriza o desejo – sem tomar os cuidados necessários – chama a atenção das demais e a jóia aumenta de valor!

Ah, a ansiedade CANINA, tão difícil de ser contida! Por que? A explicação está nas equações. Se a do JUIZ é eu parado e o outro em movimento, o que pode ser interpretado na dimensão sonora por 'minhas cordas vocais em repouso, as do outro se movendo', a do COMTE é o contrário "minhas cordas vocais em movimento e as outras paradas, em silêncio", ou simplesmente: 'o General fala e os soldados ouvem".

Equação - Astrologia Sensorial

Não é sem motivo que os adestradores de cães orientam: ao ser perseguida por um cão bravio, não corra! Pare. E o mesmo fenômeno acontece diante de um automóvel ou bicicleta em movimento. Nossos amigos os perseguem com o evidente intuito de fazê - los parar...

Afora este aspecto da oposição arquetípica, há outro mais complexo...

7.10 - A INTERCONEXÃO DOS ARQUÉTIPOS

A visão Ancestral - que enxerga os organismos no que eles têm de mais profundo - ressalta a interconexão entre as populações JULGADORA e CONDUTORA, aspecto metafísico fundamental, sem o qual o calendário como MATRIZ, ou seja, como um esquema organizado de ações, não teria como ser proveniente de um ATO único "JC"!

Corpos e mentes - Astrologia Sensorial

Acompanhe o raciocínio Ancestral ...

Enquanto a decisão não ocorre (fase FELINA/JULGADORA), corpo e mente são contidos, contraídos, partidos, o sentimento guardado, é a vez do 'pensar' ! Tomada a decisão (fase CANINA,CONDUTORA), não há mais o que pensar, o sentimento é exposto ...e corpo e mente se expandem, totalizam, se descontraem (fase BOVINA, CONDUTORA)!

Fase - Astrologia Sensorial

O CALENDARIO LUNAR, portanto, esconde um "ATO ÚNICO" em trânsito, entre duas fases, as quais podem ser expressas como sendo: a da formação da decisão e a da existência(da concretização da decisão).

A vez - Astrologia Sensorial

Conheça mais sobre Arquétipos:

Arquétipos II

Arquétipos III