Complementos I

8.1 - DIFERENCIANDO OS J

Os seis signos JULGADORES diferenciam-se entre si no plano arquetípico temporal. Os do tempo NOVO são 'recém - formados', os do MÉDIO estão no auge da profissão e os do tempo VELHO curtem a 3ª idade, enxergam a renovação.

Julgadores - Astrologia Sensorial

Os juízes NOVOS estão no início da carreira e precisam mostrar serviço. Cada fato, por mais insignificante, merece atenção. Observe a curiosidade audiovisual de um PORCO. Revolve uma horta em 5 minutos! É a curiosidade do início. Ele e o TIGRE vivenciam o nascimento da VISÃO/ AUDIÇÃO. Mais irrequietos que os outros, preferem os julgamentos rápidos - tipo juizado de pequenas causas. Em 24 horas examinam o processo, ouvem as partes, absolvem ou condenam. Os juízes VELHOS – GALOS e CABRAS – atuam na outra ponta do espectro. Sendo mais experientes, selecionam. Não é qualquer caso que merece atenção. Só os mais importantes. Altivos e orgulhosos, estão aptos para os julgamentos longos. Concretizam a última etapa da VISÃO/AUDIÇÃO.

CAVALOS e GATOS, os do tempo MÉDIO, vivem o equilíbrio. Não selecionam demais, nem de menos. Por isso não conhecem desemprego!

8.2 - DIFERENCIANDO OS C

Os seis signos CONDUTORES igualmente se diferenciam no tempo.

Condutores - Astrologia Sensorial

Os comandantes NOVOS, recém saídos da Academia Militar, estão ansiosos para trabalhar. Em qualquer missão eles se apresentam. E como atuam do lado do SER VISTO/OUVIDO, fazem de tudo para serem notados. Os MACACOS que o digam! As SERPENTES também. Como calouros no COMANDO, são os ideais para as missões curtas, tipo desembarques rápidos. 'Em 24 horas todos os soldados na praia !'. Já as operações demoradas são para os comandantes VELHOS - LAGARTOS e BOIS - os de longo curso. Estes saboreiam a DURAÇÃO integralmente. Vá até o zoológico e chame pelo jacaré! É um comandante VELHO, demora para responder.

Para contrabalançar os excessos, há CACHORROS e RATOS, os de meia-idade, Dos poodles aos esquilos, são os mais versáteis na arte de SE FAZEREM VISTOS e OUVIDOS!

8.3 - EXEMPLOS DE APLICAÇÃO

As professoras dos signos do MACACO e SERPENTE, condutoras do tempo NOVO, gostam de comandar missões rápidas, eventos de um dia, como um passeio de estudantes ao museu, ... mas se LAGARTO ou BOI, o corpo e mente delas têm mais prazer nas missões longas, como por exemplo, conduzir um seminário de PNL (programação neuro-linguística) de uma semana de duração.

Animais - Astrologia Sensorial

Com o exposto sobre as DIFERENÇAS, a leitora-internauta tem mais dados para melhorar os seus abraços ...

Abraçando os filhos - Astrologia Sensorial8.4 - ABRAÇANDO OS FILHOS

O corpo do tempo NOVO é brincalhão. O de TIGRES e PORCOS aprecia as brincadeiras suaves, que respeitam a pele, o de MACACOS e SERPENTES as rústicas (você pode usar as mãos à vontade !). O corpo do tempo VELHO, ao contrário, apesar de compreensivo e bonachão, é compenetrado. Você pode até tentar algumas estrepulias, mas há limites!

Já os do tempo MÉDIO não atuam como crianças, nem como adultos. São os adolescentes do Zodíaco.

Amiga - internauta, repare no seu tio SERPENTE *. Está com mais de 70 anos e parece ter a vivacidade da infância! O filho dele, por sua vez, o seu primo do signo do BOI **, com menos da metade da idade do pai, tem um ar de 'vovô' no corpo.

* ou nos seus irmãos na temporalidade: macaco, tigre e porco
** ou lagarto, cabra e galo

8.5 - COMPARANDO OS OLHARES

Observe as diferenças não em termos de Julgador e Condutor (olhar que oculta a intenção ou que a manifesta), mas em função do TEMPO, ou seja, da velocidade com que os olhos se movem. Por exemplo: as sobrinhas MACACO e PORCO (as do tempo NOVO) os movimentam rápido, as GALO e BOI lentamente. Os olhos das primeiras são mais "vivos,espertos", os das últimas mais "serenos". E os das sobrinhas CAVALO e RATO, o meio - termo.

As três gerações - Astrologia Sensorial

Se a internauta for do signo do PORCO, e o filho CAVALO, ... na dimensão sensorial que estamos abordando, você é filha dele!

8.6 - AMPLIANDO O SENSORIAL NO TEMPO

Imagine-se JULGADORA do tempo NOVO e experimente ampliar o seu sensorial, ...para tanto praticando, de quando em quando, a sensorialidade do tempo VELHO. Esta providência será útil, por exemplo, para abraçar os filhos deste tempo.

Porquinho - Astrologia SensorialPara isso considere que a visão/audição dos seis signos JULGADORES é para 'as partes'. Só que os olhos e ouvidos dos NOVOS – TIGRE e PORCO – se movimentando com mais velocidade, demoram-se menos em cada parte do ambiente, e os de GALOS e CABRAS mais.

Conclusão: no mesmo intervalo de tempo e no mesmo cenário, os julgadores NOVOS tendem a ver e ouvir mais elementos do que os VELHOS. É por isso que PORCOS e TIGRES com freqüência se estressam de tanta diversidade que assimilam audiovisualmente. E essa tendência os acompanha desde cedo. Pergunte a uma criança de um destes signos, sobre como a sua visão atua. É provável que responda "os meus olhinhos funcionam como câmeras, fotografando tudinho !"

A sugestão às pessoas dos signos do PORCO e TIGRE que desejam diminuir o estresse visual(e auditivo), é se demorarem mais tempo em cada observação, ou seja, atuarem como GALOS e CABRAS.

Os seis signos CONDUTORES, por outro lado, posicionam-se para SEREM VISTOS e OUVIDOS, só que os NOVOS por mais elementos do ambiente do que os VELHOS, para o mesmo cenário e intervalo de tempo. Caso a internauta seja LAGARTO ou BOI e queira se agilizar visual (e auditivamente), tornar-se uma MACACO ou SERPENTE, ampliar-se sensorialmente no tempo, procure aumentar a velocidade com que seus olhos(e ouvidos)se deslocam.

8.7 - COMPLETANDO AS DIFERENÇAS

Os signos também se diferenciam em rascíveis (r) e irrascíveis (i). Exemplos: o PORCO é irrascível e o TIGRE rascível, o MACACO rascível e a SERPENTE irrascível.

Em contraponto às três possibilidades de um signo no TEMPO (T) (de ser v, m ou n), designaremos as quatro outras (de ser J ou C, r ou i) de possibilidades no ESPAÇO (S):

Triri - Astrologia Sensorial

8.8 - SUGESTÃO

Sugerimos à internauta se concentrar, num primeiro passo, na investigação do plano dual JULGADOR/CONDUTOR, verificando qual dessas libidos é a sua e só após - num segundo passo - identificar se sua sensorialidade é do tempo NOVO, MÉDIO ou VELHO.

Não é aconselhável abordar num mesmo site dois planos espaciais (o J,C e o r,i), além do que, de ambos, o primeiro é o fundamental, pois define a aptidão sensorial de um signo (se do VER/OUVIR, JULGADOR, atraído p/ as partes ... ou do SER VISTO/OUVIDO, CONDUTOR, atraído p/ o todo).

VMN - Astrologia SensorialIgualmente seria um contra senso diferenciar cada signo LUNAR em relação aos cinco elementos (metal, madeira, terra, fogo e água). Se a diferença elementar entre as atitudes JULGADORA e CONDUTORA já e de difícil percepção, o que se dirá de espargir cada qual em cinco outras ...! CONCLUSÃO: Os parâmetros J,C e v,m,n são suficientes para se determinar os traços básicos de nossa personalidade sensorial física (através da qual nos comunicamos com os outros fora de nós).

Vamos agora abordar a personalidade psíquica.

Conheça mais sobre Complementos:

Complementos II

Complementos III