Enquanto o signo LUNAR no viés sensorial, define o modo de um indivíduo se comunicar com os outros (de ver,ouvir,falar,etc com os outros fora de si) e o SOLAR o modo dele se comunicar consigo (de ver,ouvir,falar,etc com os outros -inclusive ele próprio- dentro de si), ... os ASCENDENTES determinam os modos como esses signos se deslocam ao longo do tempo, ou seja, os PROJETOS DE VIDA do indivíduo, respectivamente, nas dimensões física e psíquica.
Para diferenciar os ASCENDENTES, dos signos LUNAR e SOLAR propriamente ditos, os que estamos investigando, designaremos estes de 'signos-base'.
Como muitas literaturas sobre o tema, demonstram insegurança na diferenciação entre signos-base e signos-ascendente, vamos a uma abordagem caricatural dessa diferença ...
Amiga-internauta, imagine um gato levando vida de cachorro de rua!
No lugar do aconchego de um colo quentinho ou de uma almofada fofa, o chão duro das calçadas. Em vez daquele solzinho no beiral da janela e da ração predileta, ... brigas de perder orelha na frente do açougue!
Certamente que este tipo de vida influencia as características do bichano. O viver ao relento o torna menos melindroso, mais condescendente. E as mudanças ocorrem não só nos aspectos psicológicos, como nos físicos: o miado resulta descuidado, o bigode perde a cor e se torna grosso. Quem olha para um gato desses na certa dirá: mas este gato parece um cachorro!
O signo ASCENDENTE, leitora, influencia o ser humano do mesmo jeito: é a forma, o estilo, o modo da sua vida. Para simplificar, vamos nos ater ao modo SOLAR, o da vida psíquica, o mais divulgado. Ele é esculpido através dos eventos-energia pelos quais tende a passar nos doze setores da atividade humana, determinados pelo que se convencionou chamar de Mapa Astral. É uma influência que vem de fora da pessoa, a partir dos eventos e não de dentro - do próprio corpo (e mente) psíquicos - como a do signo-base solar.
Voltando ao gato da história ...
Não há dúvida que a influência do tipo de vida que o bichano dessa caricatura leva é considerável, e diga-se, 'ela vai crescendo à medida que o tempo avança'. Mas um fato é pacífico, cristalino: nem que este gato viva cem anos, ele será sempre um gato. Continuará miando. É certo que um miado cada vez mais potente, mas sempre um miado, jamais um latido. Continuará vendo, ouvindo e se movendo 'por partes', o que significa: fazendo amor basicamente do mesmo modo. Em resumo, o gato com vida de cachorro continua sendo um gato!
E com o ser humano acontece igual. Imagine que seus signos-base LUNAR/SOLAR são SERPENTE/CÂNCER e o ascendente solar GÊMEOS. Na ótica exposta, está errado afirmar: "Eu sou GÊMEOS".
Não, você não é GÊMEOS (você não é o ascendente !). É SERPENTE no corpo físico, CÂNCER no psíquico, e tem uma vida psíquica de GÊMEOS. Só isso.
A linguagem do corpo físico (bem como da mente ligada a ele) é definida exclusivamente pelo signo-base LUNAR, porém, recebe a influência no âmbito dos caracteres astrológicos, do signo-base SOLAR e dos dois ASCENDENTES, mas essas três influências são INDIRETAS.
Apesar do signo-base LUNAR atuar juntamente com os demais assinalados, o seu efeito é facilmente destacado. Vejamos ...
Certos aspectos na configuração astrológica geral de um indivíduo de signo-base lunar JULGADOR (e portanto de corpo físico que se posiciona para ver e ouvir), podem fazê-lo falar muito, ser um tagarela. Mas mesmo que fale, fale e fale, ... a voz tende a ser suave, as palavras amenas, aspectos de discrição próprios dos seres que se posicionam para verouvir. O inverso também ocorre. Há pessoas de signo-base lunar CONDUTOR (as de corpo físico com ímpeto fonatório), que por motivos semelhantes falam pouquíssimo – quase não abrem a boca – mas quando falam, impõem. As palavras saem densas, 'caninas'.
Mais dois casos.
Talvez conheça indivíduos de signo-base lunar CONDUTOR, que devido a determinados aspectos em seus mapas-astrais, ouvem muito, por horas a fio – é possível que alguns até trabalhem no CVV (Centro de Valorização da Vida) – só que é um ouvir ao estilo 'reptiliano', lúdico, contemplativo, comprometendo-se com alguma projeção interior. Em sentido oposto, há pessoas de signo-base lunar JULGADOR que ouvem pouco (são as que falam muito, do parágrafo acima), mas quando ouvem, ouvem!
Após essas peculiaridades, ... estamos em condições de filosofar sobre a natureza dos caracteres dos CALENDÁRIOS LUNAR/SOLAR. Mas para isso precisaremos antes, definir a MATRIZ TS que dá origem ao DUPLO CALENDÁRIO e, em seguida, investigarmos as correspondências LUNAR e SOLAR.
Vamos nos concentrar nos signos – base . Os quadros expostos no tópico 8.17, podem ser reduzidos a um único, que o conhecimento Ancestral aponta ser a MATRIZ TEMPO(T) - ESPAÇO(S):
MATRIZ "TEMPO – ESPAÇO"
Desenrolando a MATRIZ TS, obtemos a fita abaixo. A designaremos por FITA ORIGINAL das 12 AÇÕES.
Se a leitora não se recorda de como 'desenrolar' matrizes, esqueça a confusão acima e passe direto à FITA ORIGINAL. Ela é que importa ...
Para o conhecimento Ancestral a Natureza trabalha com economia de energias. Repare na FITA: o modo de agir GALO é igualzinho - em seus aspectos elementares/primários - ao modo de agir AQUÁRIO (ambos são Jvr), apenas os planos em que atuam são diferentes. O GALO no da comunicação externa, o AQUÁRIO no da interna. Da mesma forma são idênticas as ações CACHORRO e CAPRICÓRNIO, MACACO e SAGITÁRIO e assim por diante ...
Do ponto de vista sensorial e portanto biológico, as correspondências assinaladas na fita original são as corretas. Ex: cães e bodes são influenciados pela mesma ação elementar, a Cmi (ambos são condutores do tempo médio irrascíveis). Nos textos relacionados ao final, essa e as demais correspondências são analisadas em detalhes.
A utilidade das correspondências LUNAR/SOLAR sinalizadas pela FITA ORIGINAL das 12 ações é evidente ...
Exemplo. Desde que o modo da pessoa CAPRICÓRNIO tratar a si corresponde ao modo da pessoa CACHORRO tratar as outras, ... se sua mãe for CAPRICÓRNIO (no plano interno) e a internauta, CACHORRO (no externo), tiver a curiosidade em saber 'como sua genitora se comunica interiormente', basta observar o modo como você se comunica exteriormente. Assim, a maneira da leitora se comportar na reunião de condomínio – impetuosa e aguerrida com os outros – é a maneira como sua mãe age com ela mesma, (com as suas vozes interiores) . Agora é possível entender porque a 'mama' é dura na queda?
A filha CACHORRO (CAC): impetuosa e aguerrida com os outros
A mãe CAPRICÓRNIO (CAP): impetuosa e aguerrida consigo
Quer saber mais sobre o modo do filho ÁRIES se comunicar com as vozes interiores? Observe atentamente como as pessoas do signo do RATO com as quais você convive, se comunicam exteriormente.
Mais uma vivência para ilustrar o assunto ...
Imagine que a diretora da escola em que leciona é do signo LUNAR do PORCO e você do SOLAR de PEIXES ...
Trabalhar sob a batuta de um PORCO é uma experiência e tanto. Num momento se está no céu, noutro no inferno. Ao fazer a inspeção surpresa – tática suína – a diretora vira a escola do avesso. Como PORCO não anda sem motivo, afora ela investigar todas as áreas – do rolo de papel higiênico no banheiro a um livro sem capa na biblioteca – é mestra em fazer perguntas indiretas, lançar dúvidas no ar. Semelhante ao agir de um porco nos canteiros de alface e repolho, a diretora revolve os setores visitados, deixando-os a descoberto!
Não é que a leitora de PEIXES se comporta do mesmo modo no plano interno ! A três por dois faz ìnspeções-surpresa' em sua psique. Ativa as vozes interiores, sem resolver as questões ... aguardando, como uma juíza, que os outros decidam!
Quanto mais conhecer a linguagem do corpo físico da pessoa PORCO (no caso a diretora da sua escola), mais reconhecerá a linguagem do seu próprio corpo psíquico. Será uma terapia ! E do mesmo jeito que reza para a chefe se transformar numa SERPENTE * - e assim ter respostas para tudo ! – bem que você poderia dar uma de VIRGEM **. Desta posição a internauta-leitora responde às questões internas e com isso silencia os elementos do seu interior, o que lhe permitirá melhor se ocupar deles no exterior.
POR
PEI
* o signo oposto ao PORCO
** signo oposto a PEIXES
Substituir a poesia que envolve planetas e animais por simples letras, é muita frieza ! Mas o conhecimento Ancestral sinaliza que é preciso, afinal corpos celestes, animais e seres humanos são em sua essência veículos de AÇÕES, de energias, e estas são melhor caracterizadas – de forma menos ambígua – por letras:
Sem essa abstração é impossível se ter uma ideia concreta da ORDEM que permeia a construção do HOMEM. Qual o melhor signo? Todos são de igual valor. Para cada juiz, um comandante; para cada filho, um pai, um avô. E mesmo na aridez dos símbolos J, C, v, m, n e dos significados que os acompanham, há lugar para alguma beleza ...
Considere-se do signo-base solar de ESCORPIÃO. Afora ter algo em comum com este artrópode, você é uma velha julgadora de si mesma! Poético, não?
Agora sim, podemos retomar o misticismo das ASTROLOGIAS, mas com outra visão. Mais apropriada aos novos tempos.