Recordando: enquanto os signos LUNARES atuam no plano da COMUNICAÇÃO EXTERNA ('a com os outros') - que se realiza através do corpo físico - ... os SOLARES atuam no da COMUNICAÇÃO INTERNA (a 'consigo')* - que se realiza através de um corpo que convém designar de psíquico. O calendário Lunar, pois, atua na construção do Homem EXTERIOR e o SOLAR na do Homem INTERIOR.
* quando se diz comunicação consigo, está se dizendo comunicação com os outros dentro de mim, incluindo entre estes a mim mesmo.
Se o signo LUNAR determina o modo de um indivíduo ver, ouvir e falar exteriormente - a sua 'sensorialidade modal externa' -, o SOLAR determina o modo de ele ver, ouvir e falar interiormente - a sua 'sensorialidade modal interna'. Para ver, ouvir e falar aos outros o ser humano precisa dos aparelhos visual, auditivo e fonatório físicos; para ver, ouvir e falar a si ele não precisa destes, mas de outros mais sutis, os seus equivalentes psíquicos.
Associando os signos SOLARES aos arquétipos JULGADOR / CONDUTOR, teremos:
* o calendário solar - tanto quanto o lunar - envolve uma série de enigmas, véus. Este é um deles: LEAO é um condutor, um felino CANINO! A sua libido é SER VISTO/OUVIDO.
Considere a dupla abaixo ...
A pessoa de LIBRA, independentemente do signo LUNAR e dos signos ditos ASCENDENTES (sobre os quais falaremos adiante), posiciona-se sensorialmente como julgadora de si mesma. Ela ouve a si, isto é, ouve os elementos do seu ambiente interno (as suas vozes interiores). A pessoa de ÁRIES, por seu lado, posiciona-se como condutora de si mesma. Não ouve a si, ela cala os elementos do seu ambiente interno. E quem silencia as vozes interiores, tem condições de 'falar a elas', as conduzir. (já quem as ouve, tem condições de julgá-las), ... de onde, para o conhecimento Ancestral, a psique LIBRIANA é veículo do verbo JULGAR e a ARIANA, do CONDUZIR ...
LIBRA – com sua BALANÇA – representa na simbologia astrológica o 'justiceiro interno', o JUIZ DE SI e ÁRIES o 'guerreiro interior', o COMTE DE SI.
A análise SENSORIAL dos caracteres astrológicos organiza os conceitos. Exemplo ...
A afirmação de que a pessoa de LIBRA gosta de julgar é incompleta! Pelo esquema sinalizado pelo conhecimento Ancestral, é necessário adicionar que este julgar acontece internamente. Qualquer LIBRIANA se posiciona como julgadora de si, mas só se posicionará como julgadora também dos outros, se for de um dos signos JULGADORES na dimensão LUNAR (GALO, CABRA, CAVALO, GATO, TIGRE, PORCO).
Considere seus meninos: .... admitindo-se que o do signo lunar do MACACO é do signo solar de LIBRA e o do GALO de ÁRIES, o primeiro é um 'CONDUTOR dos outros e um JULGADOR de si' e o segundo um 'JULGADOR dos outros e um CONDUTOR de si':
Conhecer as duplas-posturas dos filhos permite compartilhar seus movimentos. Dos externos já falamos. Vamos aos internos ...
Vez ou outra o seu adolescente de LIBRA se mostra inerte, sem ação. É possível prever como age interiormente.
Ele está OUVINDO a si mesmo. Revolve acontecimentos passados, os separa e investiga, um de cada vez. A sua visão interior (e a dos demais da família J int) é 'partidora', e portanto, eficiente. Com freqüência revive problemas antigos, que são novamente esmiuçados e analisados. Como os librianos se deixam levar – serem conduzidos – pelas vozes interiores, são considerados signos FRACOS.
O filho ariano, ao contrário, tende a não perder tempo ouvindo a si. Ele cala as vozes interiores com a mesma eficiência com que um COMTE silencia os seus soldados. A visão e audição internas para o todo (característica dos signos condutores) facilita o aglutinar os elementos do ambiente interior. Em vez de ser conduzida por eles, a pessoa de ÁRIES (e as demais C int) os CONDUZEM. Por isso são considerados signos FORTES no plano interno.
Vamos investigar a aparente 'fraqueza'dos J int.
Recordando: o traço marcante do JULGADOR (da personalidade JULGADORA) é a sua capacidade de permanecer no estado de INCERTEZA (de imparcialidade). E a INCERTEZA ocorrendo no plano interno – o da psique – faz as mães suspeitarem que seus filhos destes signos portam uma anomalia de fundo psicológico, o que pode muito bem não corresponder à realidade, afinal, a audição dos J int, o 'perder tempo consigo', quando não radical nem obsessiva, é um processo natural, coerente com a arquitetura da função. O JUIZ arquetípico ouve porque tem dúvidas. Se não as tivesse, não teria porque ouvir ! É a dúvida sadia.
Como as pessoas JULGADORAS tendem a sempre se posicionar em dúvida, mesmo não as tendo, a audição delas é ininterrupta. Do mesmo jeito que o indivíduo CAVALO (como qualquer J ext) ouve continuamente as vozes exteriores, os J int ouvem continuamente as interiores.
Amiga internauta, se o seu adolescente é do signo de PEIXES e resolveu tomar as refeições no quarto, colabore ...
Provavelmente está com um acúmulo de incertezas e deseja ficar alguns dias a sós, julgando uma a uma. Desde que esteja se alimentando bem e vez ou outra abrindo as janelas do aposento, aceite a conduta inusitada do menino ! Como a sociedade atual cultiva o 'não perder tempo', a tendência das mães é reagirem à audição interior por vezes demorada dos filhos julgadores. Elas desconhecem que o trunfo deles para se libertarem das suas angústias, está justamente no se deixarem levar pela energia do DUVIDAR.
Observe os peixinhos no aquário. Eles vão para um lado, depois para o outro. O movimento é criativo porque duvidam!
- a dúvida interior –
O filho CAPRICÓRNIO também está repleto de INCERTEZAS por dentro. Mas enquanto o de PEIXES se posiciona para não saná-las (o juiz exemplar mantém a dúvida até o fim!), o CAPRICÓRNIO se posiciona para resolvê-las rapidamente.
E mesmo não resolvidas, o bodinho se comporta como se as tivesse resolvido, pois tem fé – acredita – que mais à frente o serão. É apoiado nessa crença inata (a do COMTE: o ser que acredita!) que ele se põe a caminho! O adolescente de PEIXES, por sua vez, como dá voltas e mais voltas no mesmo lugar – veja-o no aquário – não sai de onde está. Sintetizando a diferença postural dos dois: diante das vozes interiores o PEIXES para – e portanto se posiciona para JULGÁ-LAS e o BODE anda, posiciona-se para CONDUZI-LAS.
Evidente que o filho CAPRICÓRNIO e os demais CONDUTORES internos (leão, touro, áries, sagitário e virgem) igualmente OUVEM À SI, JULGAM-SE interiormente, só que se posicionam de forma inadequada: em movimento. O resultado é que em vez de JULGAREM as vozes interiores, as CONDUZEM, isto é, impõem a elas um veredicto, um rumo. Parece um julgamento, mas não, é a atividade oposta, uma CONDUÇÃO.
Com o exposto até aqui, podemos efetuar a seguinte sinopse sensorial das duas Astrologias na dimensão audiovisual ...
Os JULGADORES - signos do VER/OUVIR, a visão para a parte - são atentos aos elementos do ambiente. Sendo exigentes audiovisuais, não dão folga aos interlocutores; os do plano externo/lunar (GALO, CABRA, CAVALO, GATO, TIGRE e PORCO) aos outros e os do plano interno/solar (AQUÁRIO, ESCORPIÃO, LIBRA,CANCER,GEMEOS e PEIXES) a si próprios.
Os CONDUTORES - signos do SER VISTO/OUVIDO, a visão para o todo - são contemplativos, condescendentes audiovisualmente com os interlocutores; os do plano externo (LAGARTO, BOI, RATO, CACHORRO, MACACO e SERPENTE) com os outros e os do interno (LEAO,TOURO,ÁRIES,CAPRICÓRNIO, SAGITÁRIO e VIRGEM) consigo.
Observe as pessoas de LEÃO e TOURO e as de SAGITÁRIO e VIRGEM. As quatro se contemplam, só que as duas últimas – as do tempo NOVO – estão começando a admirar-se, enquanto as duas primeiras – as do tempo VELHO – vivem o limite da auto-admiração:
Em contrapartida, repare em alguém de ESCORPIÃO ou AQUÁRIO e de PEIXES ou GÊMEOS. Não se contemplam interiormente. Como juízes de si, cobram-se a todo momento. Os do tempo NOVO, mais jovens, vasculham o seu interior em velocidade maior e por isso se cobram em mais áreas, mas com menos intensidade – maturidade – em cada. Já a auto-cobrança dos signos do tempo VELHO se concentra em determinados setores, é executada em profundidade.
Com as informações precedentes, a internauta-leitora já tem material para uma REEDUCAÇÃO POSTURAL no corpo psíquico dos filhos. Exemplo: alerte os de GÊMEOS e PEIXES para não se julgarem tão imaturamente, passando de uma área a outra a todo instante (das alternativas de namoro às dificuldades na escola, escolha da profissão, amizades, ...). Sugira que se concentrem em um ou dois setores. E o mesmo vale para os de SAGITÁRIO e VIRGEM quanto às 'conduções' interiores. Que se demorem mais em cada.
Com os filhos de AQUÁRIO e ESCORPIÃO se dá o oposto: o demorar-se em uma área interior torna os auto-julgamentos (ou as auto-conduções em se tratando de LEAO e TOURO), pesados, excessivos. O aconselhamento no caso deles é se distraírem com outros compartimentos interiores. Para os signos do meio, CÂNCER e LIBRA, CAPRICÓRNIO e ÁRIES, não sendo VELHOS nem NOVOS, nem concentrados nem dispersos, mas intermediários, a sugestão é experimentarem de vez em quando oscilar entre essas duas condições, esses dois extremos.
A REEDUCAÇÃO acima envolve apenas a dimensão do TEMPO (os planos V,M,N). Você poderá reeducá-los na dimensão do ESPAÇO (nos planos J,C internos). Exemplos: aos filhos de GÊMEOS, PEIXES, LIBRA, CÂNCER, AQUÁRIO e ESCORPIÃO sugira não ouvirem demais a si, não se julgarem tanto, ... a realizarem igualmente o inverso: calarem as vozes interiores, o que equivale a se posicionarem internamente também como comandantes, a se ampliarem sensorialmente. E aos de SAGITÁRIO, VIRGEM, ÁRIES. CAPRICÓRNIO, LEÃO e TOURO, que se ouçam mais amiúde, parem de calar as vozes interiores e passem a atuar igualmente como juízes de si mesmos.
O esquema LUNAR / SOLAR - o das 2 Astrologias juntas ... e considerando apenas o plano J,C (o mais importante!) - define 4 temperamentos: o duplo JULGADOR, o JULGADOR no externo e CONDUTOR no interno, o CONDUTOR no externo e JULGADOR no interno e o duplo CONDUTOR:
Admitindo-se, por exemplo, que a amiga internauta seja uma CACHORRO – TOURO, o seu marido CAVALO – CÂNCER, um dos filhos GALO –ÁRIES e o outro MACACO – LIBRA, a sua família será assim distribuída conforme as funções J,C arquetípicas ...
a internauta: condutora dos outros e de si (dupla condutora)
o marido: julgador dos outros e de si (duplo julgador)
o filho galo/áries: julgador dos outros e condutor de si
o filho macaco/libra: condutor dos outros e julgador de si
O esquema dos 4 temperamentos permite a elaboração de interessantes quadros comparativos. Vamos ao da família da leitora em relação ao verbo JULGAR (como os seus membros se comportam em relação a essa atividade elementar)
O filho GALO-ÁRIES, como qualquer pessoa de arquitetura Jext/Cint é audiovisualmente exigente com os outros e por isso tem facilidade em julgá-los ... e condescendente consigo e portanto tem dificuldade em julgar a si:
O marido CAVALO - CÂNCER, como qualquer pessoa de arquitetura Jext / Jint é exigente audiovisualmente nos dois planos e assim tem facilidade de julgar em ambos (os outros e a si).
E você, leitora, como qualquer Cext / Cint, é duplamente condescendente e assim tem dupla dificuldade em JULGAR. Nasceu para conduzir os outros e a si!
Os elementos que habitam o ambiente interno de uma pessoa – seres humanos, animais, objetos, fatos, etc – são os elementos do ambiente externo introjetados, de onde as entidades que participam dos mundos exterior e interior, regra geral são as mesmas. Só que a interação com elas, depende em cada plano, da arquitetura postural correspondente *.
* a própria leitora participa dos seus dois ambientes. Através dos olhos e ouvidos físicos vê e ouve os outros e a si mesma externamente ... e por meio dos olhos e ouvidos psíquicos, vê e ouve as imagens dos outros e também a sua, introjetadas.
Se identificar o tipo de percepção externa, 'partidora(J)'ou 'totalizadora(C)', já é um labor considerável, imagine identificar também a interna, que se realiza no campo invisível (o psíquico), e o que é mais problemático, ... separar ambas ! Portanto, não exija muito de você, amiga-internauta, em relação ao conteúdo deste tópico. Provavelmente é o mais difícil de todos e sua vivência e compreensão demandarão tempo. Os três esquetes a seguir, visam ajudá-la nessa tarefa.
O Otávio particpa dos seus dois mundos e em cada qual você o trata de um jeito ! Suponha-se condutora no externo (lagarto, boi, rato, cachorro, macaco ou serpente) e julgadora no interno (aquário, escorpião, libra, câncer, gêmeos ou peixes) e portanto, uma Cext / Jint. Com o marido de dentro, o que está no seu mundo psíquico, a leitora – através da sua percepção Jint – é sensorialmente exigente e não concorda com o modo como ele se vestiu para irem a um evento ecológico. Meias e bermudas de cor pastel esmaecido, não combinam com o caráter festivo dos seus amigos alternativos. E interiormente você cobra dele "Sempre me contrariando !"
Mas com o marido de fora, o que está no seu mundo físico, de carne e osso, a internauta – através da sua perceção Cext – é condescedente. Apesar de continuar não o aceitando, as palavras e atitudes corporais são amenas, "Tavinho, querido, não acho a sua roupa apropriada, mas vá lá, ... finjo que não te vejo !".
Considere-se ainda uma Cext / Jint, agora envolvida com suas próprias roupas ...
Como boa Jint você vem se cobrando "preciso renovar o guarda-roupa: um blazer para noite, duas ou três jeans coloridas, umas meia-calças sexy ..."E de tanto a psique interiorizar esses desejos, acabou por comprar as peças. Mas na hora de estrear a primeira delas – como sempre tende a acontecer com as mulheres Cext – da pele da leitora emanou uma espécie de alergia à roupa nova. Apesar da ansiedade em vesti - la, os seus olhos de COMANDANTE bateram na surrada jaqueta dos tempos de solteira e da sua boca escapou a frase:
- Ah como eu gosto de roupa velha!
Obs: Se você fosse uma J ext, tenderia a agir de forma oposta. Doaria a jaqueta para um bazar beneficiente e feliz da vida, usaria a nova ! GATOS não vivem do passado, juízes muito menos. Acumular roupas é com cachorros e comandantes ...
A última vivência envolve os 4 temperamentos ...
Na noite da véspera, já deitada, olhos físicos fechados e os psíquicos abertos, você passa em revista os cômodos da casa. Amanhã é o sábado da limpeza.
Se for uma Cext/Jint – como nas vivências anteriores – a revisão noturna é detalhada. A sua sensorialidade interna, como a de um gato, atua por etapas, 'parte'. "No meu quarto preciso fazer isso, naquele aquilo", um comodo por vez. Só que de manhã, ao executar o serviço (com o corpo físico), a sensorialidade externa 'canina' tende a comportar-se não 'por partes', mas totalizando os elementos do ambiente. Você começa pela cozinha, mas antes de terminá-la, dá uma adiantadinha na sala e para não perder a viagem coloca um dos tapetes no sol e o lixo na calçada ... A sua psique JULGADORA pensou em arrumar a casa 'por partes', mas o seu físico CONDUTOR não obedeceu e teima em 'totalizar', ampliar a área. Repare no contraste:
Prosseguindo na arrumação ...
Já se for da arquitetura inversa (J ext / C int), a sua visão psíquica se atrai para o 'todo'e o planejamento noturno deixa a desejar. Mas no dia seguinte, a eficiência audiovisual do seu corpo físico se manifesta. Como a sensorialidade externa não é de contemplar, isto é, de unir ('fazer tudo ao mesmo tempo), mas de separar (fazer uma coisa de cada vez), sem esforço algum você arruma cômodo por cômodo, em sequência. Seus olhos e ouvidos fazem o serviço direitinho! É o inato...
Se J ext / J int, a leitora é atenta aos dois planos. Eficiência máxima sem escândalos!
E sendo Cext / Cint – uma dupla contempladora – certamente que também dará conta do recado, só que a duras penas, afinal é duplamente desatenta!
Para encerrar as DIFERENÇAS retornemos à simplicidade ...
Os signos do tempo NOVO, saídos há pouco da Faculdade, são idealistas . Os do plano externo, com os outros e os do interno, consigo. Conviva com uma amiga PORCO, TIGRE, MACACO ou SERPENTE. Ela trata os outros com pureza. A relação é idealizada. Ou com uma de PEIXES, GÊMEOS, SAGITÁRIO ou VIRGEM. Estas tratam a si dessa forma.
Na qualidade de recém – formados, os signos acima estão repletos de teorias. Os do tempo VELHO, ao contrário, trocaram a teoria pela prática. E na prática a pessoa se renova, torna-se amante do ditado "A vida ensina !". GALOS, CABRAS, LAGARTOS e BOIS são práticos com os outros e AQUÁRIOS, ESCORPIÕES, LEÕES e TOUROS consigo.
E entre os dois grupos, GATO, CAVALO, RATO e CACHORRO no externo e CÂNCER, LIBRA, ÁRIES e CAPRICÓRNIO no interno, dosam teoria e prática, idealismo e experiência.
Definidas as DIFERENÇAS entre os 6 signos J e os 6 signos C, e entre os LUNARES e os SOLARES, ... estamos em condições de diferenciar estes dois últimos, dos seus respectivos ASCENDENTES.