Ao sinalizar que os eventos máximos das Astrologias Lunar e Solar - os seus CALENDÁRIOS - são esquemas primordialmente sensoriais, e portanto biológicos, ... o conhecimento Ancestral torna possível a investigação cientifica de ambos, de onde a ASTROLOGIA SENSORIAL se constitui num ATALHO para a DEFESA sensorial dessas duas áreas do conhecimento Antigo.
Sob os VÉUS dos formalismos astrológicos, a investigação sensorial modal nos conduz à realidade biológica. Diferentemente de se provar que planetas, constelações e símbolos animais exercem influências em humanos – e de 'como' estas ocorrem – o atalho biológico é um caminho seguro e visível.
A necessidade de se explorar os caracteres astrológicos sob novos vieses, fato previsto pelos filósofos das Astrologias em várias épocas, coincide com o surgimento da EVO-DEVO (nome informal da Biologia Evolutiva do Desenvolvimento) no universo da moderna Biologia.
Os pesquisadores da Evo Devo vem detectando na informação molecular de animais e homens, a existência de supergenes orientadores das formas embrionárias (determinantes dos seus planos corporais), os quais atuam em paralelo aos genes codificantes (os usuais / sintetizadores das proteínas). E estes genes especiais, as pesquisas confirmam, se localizam no leito molecular evolutivo desde os tempos primordiais.
Pois o conhecimento Ancestral sinaliza que por baixo destes supergenes (denominados tipos HOX, PAX, ...), atuam os supergenes determinantes dos modos como essas formas se comunicam, ou seja, determinantes dos planos comunicacionais, entre os quais, no nível mais elementar - 'mais próximo da origem' - atuam os supergenes JC ...
genes codificantes – códons
os que preenchem a forma
genes determinantes dos planos corporais (HOX,PAX,...)
os que definem a forma
genes determinantes dos planos comunicacionais (JC)
os que definem o modo como a forma se comunica*
* exemplo: felinos e equinos se comunicam VENDO e OUVINDO, caninos e bovinos, SE FAZENDO VISTOS E OUVIDOS.
É inevitável a conclusão ...
Enquanto os supergenes determinantes dos planos comunicacionais, os JC, nos animais atuam antes do nascimento, ... nos humanos atuam após nascimento (através do mecanismo temporal, determinado pelo duplo calendário LUNAR/SOLAR).
Nesta INVERSÃO, sugerem os Ancestrais, está a macro-diferença AH no DNA, ... a que os pesquisadores da EVO DEVO um dia irão chegar!
Para maiores esclarecimentos, visite o site www.adiferencaanimalhomemnodna.com.br
A economia da Natureza indica que os dois Calendários são um ÚNICO esquema ordenado de ações, que atua no ser humano em dois planos: no da comunicação externa (via esquema LUNAR) e no da comunicação interna (via esquema SOLAR).
Nos animais, o calendário age apenas no plano físico, lunar (o da 'comunicação com o outro'). O instinto animal - mente e corpo - é construído e se desenvolve em torno do físico e não do psíquico. Animal não tem comunicação interior! E este atuar se dá através da classificação sensorial exposta, independentemente do fator 'tempo'.
O CALENDÁRIO, pois, no seu formato completo, é constituído de 12 'modos de se comunicar' dispostos matricialmente, ... de 12 ações. Estas, por sua vez, e conforme já citado, provém da AÇÃO ORIGINAL, a qual ao se manifestar, se dividiu, inicialmente, em duas: a JULGAR e a CONDUZIR.
Do ponto de vista primordial, portanto, os caracteres que constituem os calendários têm a natureza de AÇÃO.
Os elementos concretos a eles associados nas Astrologias Lunar e Solar (animais, arquétipos, planetas, constelações, etc) e na dimensão genômica (supergenes, ...), são manifestações de elementos abstratos, e mais especificamente, de dois elementos de linguagem, dois verbos.
A MOLECULARIZAÇÃO DOS VERBOS
PASSA PELOS CALENDÁRIOS LUNARSOLAR
Ao sinalizar que os CALENDÁRIOS LUNAR e SOLAR são originalmente "programas verbais", a Astrologia Sensorial introduz os caracteres astrológicos num universo LINGUISTICO, possibilitando que sejam estudados no seu contexto original, qual seja, efetivamente como 'elementos de linguagem', sem dúvida, ... DIVINA.
A análise sensorial, entre outras aplicações, possibilita se investigar enigmas, detectar quando um fato é véu ... e também esclarecer mitos. Exemplo: de todos os casais animais que constituem o Zodíaco, em apenas um deles, no caprino, macho e fêmea são de sensorialidades modais opostas: o bode é C(condutor) e a cabra J(julgadora).
Essa parece ser a origem biológica da expressão 'bode expiatório'.